sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Ensaio sobre a cegueira

Ontem fui assistir muito bem acompanhada ao Ensaio sobre a Cegueira. Mas, sabe, tava meio assim. Queria muito assistir. Desde quando vi, há algum bom tempo, que ele ia ser feito. Mas adaptações são sempre adaptações. E esse livro foi um dos que gostei MUITO de ler. Achava que a qualquer momento era eu quem ia ficar cega. Eu gosto tanto do livro que foi minha porta de entrada para o Saramago. Antes, tinha tentado apenas ler A História do Cerco de Lisboa, mas não consegui e acabei desistindo ainda no começo. Na faculdade cheguei até a fazer um trabalho sobre esse livro.
Pois bem. Fomos, eu e a Xará, em plena quinta-feira de frio. E eu simplesmente AMEI o filme. Eu não tinha lido nenhuma crítica a respeito dele para não me contaminar, mas saí do cinema bem agradada com o que vi. O filme passa muito bem a sinestesia de quem lê. Para mim, retrata bem o que se imagina. Não senti falta de nada e achei algumas coisas bem boas como a cena do rádio (eu fiquei toda arrepiada) e a cena principal de sexo.
Tenho apenas duas coisas a colocar: como é um filme que se passa em São Paulo (claro que há cenas que não são, mas a maior parte do tempo se reconhece São Paulo) não vejo problema nenhum em ser feito em inglês, mas vejo por exemplo problema em ver placas em inglês e principalmente uma AMBULANCE e uma POLICE logo no começo. Também não gostei de ter narração, principalmente no final. Claro que quem leu entende perfeitamente e descarta a narração, mas acho que ali a linguagem é tão forte que não precisava mesmo para quem não leu. No outro momento, a narração foi na cena do rádio e eu achei bem oportuna e bonita, tanto que fiquei arrepiada a cena toda. Enfim...
Mas sabe, reconhecer São Paulo me fez pensar em muitas coisas, como nos pontos da cidade que eu amo passar e dos lugares que eu amo frequentar, mas isso vai ficar para o próximo post.

Nenhum comentário: