sábado, 3 de janeiro de 2009

2008: um ano cultural

Acho que 2008 foi de longe meu ano mais cultural.
Foram: 9 exposições, 5 peças de teatro, 3 shows, 2 circos, 4 passeios e mais de 9 idas ao cinema (9 foram as contabilizadas com ingressos, mas sei de outros, mas não sei precisar quantas e nem os filmes). Além disso, foram 35 livros lidos e 3 cursos realizados.
Entre as exposições, destaco: Segall Realista (na Fiesp); A Arte do Mito (no Masp); A natureza das coisas (no Masp) e Bossa na Oca (no Ibirapuera).
Entre as peças: Simpatia, A Serpente e Dois irmãos.
Dos shows, gostei de todos, sendo que 2 foram da mesma cantora: Roberta Sá e o outro foi com a CéU no Municipal e também foi ótimo, mesmo porque foram as cantoras que eu mais ouvi durante todo o ano.
No circo fui assistir 2 vezes à mesma companhia circense e amei: Circo Vox. Altamente recomendável para adultos e crianças.
Entre os passeios, a viagem à Jaú, a visita monitorada à sala São Paulo e o passeio de barco em Floripa foram ótimos.
Já os filmes, gostei muito do Um Beijo Roubado, Wall-e e Ensaio sobre a cegueira.
Eu queria ter lido mais livros de autores renomados, mas foi um início. Li Cervantes, Kerouack, Flaubert, Cortázar, Érico Veríssimo, Mário Quintana e Jorge Luis Borges. Descobri os novos Mia Couto, Amós Oz e Marjane Satrapi. Destaco como genial: A Caixa Preta, Amós Oz; Trapo, Cristovão Tezza; Persépolis 1, 2, 3 e 4, Marjane Satrapi; O menino do pijama listrado, John Boyne; Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, Mia Couto; Venenos de Deus, remédios do Diabo, Mia Couto e Lis no peito: um livro que pede perdão, Jorge Miguel Marinho.

Nenhum comentário: