sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Semioticando

Estou fazendo um curso de Pinhole com o fotógrafo Miguel Chikaoka. E ele sempre faz umas dinâmicas na aula. Por causa do tempo da aula que é curta, ele sempre comenta que a dinâmica se desdobra em muito mais, mas mesmo assim são incríveis. Ontem, além do brainstorm de LUZ É... passamos o barbante na sala e formamos um desenho no chão. Era assim: estávamos em uma roda e ele começou com o barbante entregando pra outra pessoa e dizendo uma palavra para LUZ É... Ele entregava o rolo para a pessoa, segurava um pedaço do barbante que continuava rodando na sala.
Ao final, todos estavam sentados e com o barbante formando um desenho, como se fosse a luz. Conversamos mais um pouco sobre a luz, matéria-prima da fotografia, e depois ele foi recolhendo o barbante. Quando recolheu tudo formou uma bola de barbante e disse que ali estava tudo que guiaria nosso curso. Cheio de simbolismo, de significados, signos e significantes. Adorei.
Dentro da bola de barbante estavam todas as palavras e seus significados sobre a luz, então tínhamos energia, luz, brilho, fim, caminho, saída, eletricidade, calor, idéia, etc.
Imagina que legal? E hoje ainda tem OUTRO curso, mas com o mesmo professor.Iei. Feriado mais que bem aproveitado.

Nenhum comentário: