segunda-feira, 27 de outubro de 2008

?

Sabe quando você se sente meio estranha no ninho? Sabe quando te tratam diferente? Sabe quando parece que há um problema com você, mas ninguém fala porque precisam do seu trabalho? Tá assim. Desde a volta eleitoral que as coisas estão estranhas. Mas nem sei ao certo se é comigo mesmo ou se é só aquela coisa do, pois é, a gente não ganhou. Ou se é uma coisa do tipo você nem participou do processo ou as duas coisas. O fato é que eu não sei. Mas tem algo no ar. Há quase oito meses no emprego as coisas estavam diferentes antes da eleição. Mas não sei. Não entendendo. Mas sinto.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Mais uma

(Des)autoria

você era um poema
de (ras)cunho pessoal
mas abri mão
do direito autoral

Mais um poema da amiga-talento Jeanine Will

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Interruptor
Adriana Franco

Pare, de uma vez por todas,
de apagar e acender
toda a minha atenção.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Sutilmente
Skank

E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
Quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
Quando eu estiver fogo
Suavemente se encaixe

E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce

Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti

Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti

(Maravilhosa. Simplesmente sem comentários.)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Uma tarde para o almoço

Eu almoçaria a tarde ontem, só para passar o resto do dia com as amigas. Foi bom. Papinho leve e diverso: fofocas, casamento, vida de casada, apartamento, investimentos, profissão, pauta, jornalismo, diploma, vida profissional, sucessos, comparações, supresas e tristes notícias. A gente se encontrou às 14H e nos despedimos às 16H só porque eu já tinha outro compromisso, mas por mim eu ficava até às 18H.
É assim. Quando a gente tem encontrinhos não dá vontade nunca de largar e quando penso que hoje trabalho aqui em casa sozinha sinto uma falta imensa quando ocupávamos a mesma redação e eu tinha almoço e papinhos todos os dias. Mas ficamos de marcar um final de semana no sítio com direito a sol, piscina, cervejas, risadas e papinhos por dois dias seguidos.

domingo, 12 de outubro de 2008

Do que eu gosto (e recomendo) em Sampa

Ver o Ensaio sobre a Cegueira me fez pensar nas coisas e lugares que gosto em São Paulo. Não só lugares que gosto pelos serviços, mas também dos lugares que passo e gosto de passar. Aí, resolvi montar essa lista.


Athenas Café e Restaurante - Ótimo para um encontro com as amigas para um almoço de domingo e ótimo para encontrar os amigos em um final de dia durante a semana. Eu, que já estive no local para as duas situações, posso dizer como é gostoso estar lá. Com comidas gregas típicas, um ótimo chopp Brahma e mesas redondas e pufes e sofás, o Athenas Café e Restaurante é ótimo. Tem petiscos também. E está sempre cheio. O local tem uma decoração sóbria e ao mesmo tempo moderna e fica dentro de uma escola de inglês nos arredores da Paulista. Vale a pena conferir afinal não é caro e aceita vale refeição.
Saiba mais.


Avenida Paulista - Quem não se apaixona por ela? Também inspiradora de músicas, a avenida concentra pólos culturais diversos como o famoso Museu de Arte de São Paulo, o MASP. Eu gosto MUITO dela. Claro que no final do dia, seu trânsito é realmente caótico, mas é também uma avenida boa de se andar a pé e com três estações de metrô. Ela abriga, por exemplo, o Conjunto Nacional com a incrível Livraria Cultura, o MASP, o Parque Trianon, o Itaú Cultural, o Sesc, além de muitos outros pontos que abrigam exposições e eventos culturais. Também possui muitos bares e é onde se vê gente de todo tipo. É uma avenida com a cara de São Paulo. Eu gosto por todos esses motivos e também por ter antenas transmissoras que são vistas de diferentes locais e a georeferenciam na cidade. Democrática. É assim que a vejo.


Café Florinda - Descobri pela
Vejinha, que indicava o charmoso Café - localizado na Vila Madalena - pela sua torta de maça. Depois que descobri não larguei mais. E não é só a torta de maça que é incrível. Posso aqui enumerar todas as coisas que já comi lá e amei: muffin salgado, muffin doce, sorvete de mel, suco de tangerina, pastel de forno, torta de chocolate cremoso. Enfim... acho que tudo que tem lá é divino e feito com muita atenção. O aconchego então não se discute. As mesas de madeira sempre tem flores, a decoração de cor intensa e flores aconchega e no friozinho, hmmm, tem uma mantinha delícia para você colocar nas pernas e perder ali sua tarde toda. Sempre que chego lá me sinto em casa e não tenho mais vontade de sair. Alguém precisa mais do que isso de um Café? Eu não.


Central das Artes - o barzinho é delicioso. Eu sempre gostei de lá. A antiga casa foi transformada em um aconchegante barzinho, com cadeiras e lustres coloridos. Nas paredes, quadros e obras sempre à venda. O local também é ponto de deixada de livros do Cross Booking e tem uma linda vistas no fundo. Os crepes servidos são deliciosos e as sopas, então, nem se fala! Antigamente o atendimento era MUITO ruim, mas confesso que ele melhorou tanto a ponto de fazer o local estar sempre cheio. Vale pena comer um crepe ou tomar uma das sopas.
Mais infos aqui.


Cine Pizza - Lembro que quando a Blockbuster aportou no Brasil foi a falência de muitas locadoras de bairro, mas os preços abusivos da multinacional, aos poucos, fez o inverso acontecer. Hoje, a derrocada da arrasadora se deu e transformou-se em Americana Express enquanto as locadoras de bairros voltaram a crescer e a faturar. Gosto mesmo da Cine Pizza, aqui perto de casa. Além de entregar o filme em casa, a pizza é uma das melhores que já comi. Para melhorar, se você vai buscar a pizza ainda ganha locações de catálogo de graça (uma pizza, um filme). Então, nem precisamos dizer que uma vez por semana, no mínimo, o cardápio é essa delícia e de quebra temos um filminho na faixa.


Cremeria Nestlé - Apresentada a mim por uma amiga, a Cremeria virou preferência quando o assunto é sorvete gostoso com bastante incrementos. Lá você escolhe o sabor (ou os sabores) e os acompanhamentos. Tudo é misturado em uma mesa de gelo e vira um mega e delicioso sorvete. Dá para ir lá várias vezes e tomar sempre um sorvete diferente e ainda assim não enjoar. Da última vez comi o sorvete de iogurte com frutas do bosque com calda de amora e cookies frescos. Ah, nem preciso dizer que foi uma perdição. E se você ficou com vontade é só ir em uma das lojas.
Confira aqui.


Livraria Cultura - Não dá para não falar dela. A inauguração da Mega Store no Conjunto Nacional fez não só o nome da Livraria se destacar em veículos de importância nacional como fez com que seu fundador, Pedro Herz. Agora a Livraria também vende CDs e DVDs e com certeza roubou milhares de compradores das outras grande slivrarias que a cidade tinha. Além disso, a venda pela internet é rápida e a reserva de livros pela empresa é muito boa. Os vendedores descolados são sempre simpáticos e prontos para te atender, seja qual for sua necessidade. Eu adoro passar em uma das lojas e a cidade conta com 3 e está prestes a ganhar mais uma. Além disso tudo, as lojas ainda possuem auditórios e salas para debates, lançamentos de livros e cursos. Vale a pena conferir de perto ou
aqui na internet.


Museu da Língua Portuguesa - Adoro. As exposições são sempre inteligentes e versáteis. São sempre interativas. São sempre interessantes. São sempre muito legais para fotografar, para saber, para conhecer, para passear, para aprender, para levar gente, para ir sozinho, para tudo. Eu já fui várias vezes e quero voltar sempre. E volto. Sozinha ou acompanhada porque vale a pena. Acredito que eu não seja a única a pensar isso. Afinal, o Museu é um dos mais visitados na cidade.
Confira o site.


O centro velho - Essa parte é quase complicada de explicar afinal o centro de SP é grande e há lugares que de jeito nenhum gosto de andar e/ou passar. Gosto sim do miolinho Praça do Patriarca, São Bento, XV de Novembro, Viaduto do Chá e Teatro Municipal. Mais pra lá ou mais pra cá não gosto. Mas sair da estação São Bento (próximo ao Mosteiro) caminhar pelas ruas próximas, passando pelo Páteo do Colégio, até a Praça Patriarca e de lá ir até o Municipal é um passeio que gosto de fazer e faço sem problemas.


Parque do Ibirapuera - Seja para um passeio a dois, com os amigos, com a família, para ir a uma exposição ou para andar de bicicleta o Parque do Ibirapuera é ótimo. Gosto pelo seu tamanho, pela sua quantidade de sombra e sol, pela suas opções de lazer, por tudo. Adoro. Gosto mais que o Villa Lobos, que perde em sombras e espaços de tranquilidade e mais que simplesmente um galeria, onde você não encontra tanto verde em volta e nem um acesso mais democrático, seja por estarem em uma área mais elitizada ou por se enquadrarem em formalidades que a Oca, a Bienal, o MAM, a Galeria TIM acabam perdendo por estarem dentro do Parque. Acho que a localização destes espaços de cultura me dão ao menos a impressão de se tornarem conhecidos e próximos de toda a população, que já é um grande passo para a socialização e democratização informacional e cultural.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Ensaio sobre a cegueira

Ontem fui assistir muito bem acompanhada ao Ensaio sobre a Cegueira. Mas, sabe, tava meio assim. Queria muito assistir. Desde quando vi, há algum bom tempo, que ele ia ser feito. Mas adaptações são sempre adaptações. E esse livro foi um dos que gostei MUITO de ler. Achava que a qualquer momento era eu quem ia ficar cega. Eu gosto tanto do livro que foi minha porta de entrada para o Saramago. Antes, tinha tentado apenas ler A História do Cerco de Lisboa, mas não consegui e acabei desistindo ainda no começo. Na faculdade cheguei até a fazer um trabalho sobre esse livro.
Pois bem. Fomos, eu e a Xará, em plena quinta-feira de frio. E eu simplesmente AMEI o filme. Eu não tinha lido nenhuma crítica a respeito dele para não me contaminar, mas saí do cinema bem agradada com o que vi. O filme passa muito bem a sinestesia de quem lê. Para mim, retrata bem o que se imagina. Não senti falta de nada e achei algumas coisas bem boas como a cena do rádio (eu fiquei toda arrepiada) e a cena principal de sexo.
Tenho apenas duas coisas a colocar: como é um filme que se passa em São Paulo (claro que há cenas que não são, mas a maior parte do tempo se reconhece São Paulo) não vejo problema nenhum em ser feito em inglês, mas vejo por exemplo problema em ver placas em inglês e principalmente uma AMBULANCE e uma POLICE logo no começo. Também não gostei de ter narração, principalmente no final. Claro que quem leu entende perfeitamente e descarta a narração, mas acho que ali a linguagem é tão forte que não precisava mesmo para quem não leu. No outro momento, a narração foi na cena do rádio e eu achei bem oportuna e bonita, tanto que fiquei arrepiada a cena toda. Enfim...
Mas sabe, reconhecer São Paulo me fez pensar em muitas coisas, como nos pontos da cidade que eu amo passar e dos lugares que eu amo frequentar, mas isso vai ficar para o próximo post.
A Ana e a Adriana

A música da Ana diz que ela é amarga, mas é doce quando é doce. Se a personagem fosse Adriana, no caso eu, a música seria o contrário. A Adriana é doce, mas é amarga quando é amarga. Passei os últimos dias dando esporro na pirralhada adolescente e no meu meio-irmão. A-ha, to muito de saco cheio. E se os pais são os irresponsáveis por eles, eu que não vou aturar. Comigo ninguém pode. E tenho dito.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Ser amiga é...

* ter a responsabilidade de ser escolhida para revisar um texto importante
* ter o prazer de fazer um agrado tão simples e que toca tanto
* ter a preocupação de ajudar uma amiga que procura emprego

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

As mulheres de 30




Ontem fui assistir a peça Confissões das Mulheres de 30. Ótima, mas recomendo assistir com as amigas. Assim você pode se identificar e dizer que se identificou. Com o namorado, a coisa ficou meio tolida, mas foi bom mesmo assim.
Meu cunhado como é mala disse que não gostou, claro. Minha irmã se divertiu, apesar dos pesares. Mas disse que agora, que ela e ele já estão na metade dos trinta, ele só poderá usar a peça em favor dele se arranjar uma que já passou dos trinta ou se pegar uma bem mais nova, que ainda vai passar por isso. Como eu ainda não cheguei lá, ela acha que meu namorado pode fazer melhor uso das informações. Pois bem.
Eu gostei da peça e gostei mais ainda pelo fato de eu ainda não estar nos trinta. Então saí de lá de cavalinho no namorado mostrando toda a leveza que tem os 20.

domingo, 5 de outubro de 2008

Vaidade (e idade) chegando

Não sei se a chegada da vaidade tem alguma relação com a chegada da idade. Mas é fato que agora que estou chegando mais perto dos 30 do que dos 20 comecei a pensar em me cuidar, me maquiar e - para me provocar - as espinhas todas resolveram se rebelar. Eu certamente tenho mais espinhas no rosto do que qualquer menina de 13 anos. Mas estou me cuidando.
Estou pensando, até, em utilizar a tal academia que o prédio fez há alguns anos e eu só fui uma vez e nunca mais voltei.
Maquiagens foram compradas e um sabonete especial e tônico para o rosto estão começando a ser rotina, assim como o creme hidratante para o corpo. Assim, aos poucos, para ver no que dá.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Carinho
Você pensa que chegar de surpresa na casa da amiga vai ser um carinho imenso. Mas quem recebe o carinho é você, quando é recebida por um abraço que não solta.